10 Alimentos Que Aceleram o Metabolismo e Queimam Mais Gordura (o #7 Surpreende Muita Gente)

2336

Uma alimentação adequada ajuda a acelerar o nosso metabolismo e fazer com que nosso corpo queime mais calorias e mais gordura ao longo do dia.

Vamos falar nesse post sobre 10 tipos de alimento que são responsáveis por dar um boost no nosso metabolismo e que nos ajudam (e MUITO) no processo de emagrecimento.

1 – Pimenta Caiena (Dedo de Moça)

Esse tipo de pimenta possui um princípio ativo conhecido como Capsaicina.

Além de possuir propriedades responsáveis pela redução do apetite, essa substância é responsável por elevar o metabolismo e aumentar a oxidação de gorduras, conforme indica um estudo de uma Universidade do Reino Unido (1).

A dica então é procurar apimentar suas refeições (eu acho uma delícia) pra ver os benefícios ao longo do tempo.

2 – Alimentos ricos em proteína (carne, frango, ovo, peixe, etc)

 

Esses alimentos ajudam a elevar nosso metabolismo por algumas horas. Isso acontece porque a proteína exige que mais energia seja gasta para digeri-la como aponta um estudo de 2014 (2).

O que está por trás desse fenômeno é o que chamamos de “efeito térmico dos alimentos”. Basicamente nosso corpo precisa gastar calorias para digerir, absorver e processar os nutrientes dos alimentos que comemos.

Proteínas causam um aumento no metabolismo muito maior do que carboidratos e gorduras e ainda provocam maior saciedade, fazendo com que a gente sinta menos vontade de comer ao longo do dia.

3 – Vinagre de Maçã

Um estudo japonês associa o consumo de vinagre ao aumento na produção de uma enzima responsável pela diminuição dos estoques de gordura e aumento da sua queima (3).

Além disso o vinagre é um grande aliado de qualquer alimentação, pois aumenta a sensação de saciedade e é um excelente tempero para saladas.

Por ser uma substância muito ácida, é recomendável maneirar no seu uso. Tudo sempre com moderação. =)

VÍDEO: 3 DICAS PARA SECAR EM 1 MÊS

Antes de continuar lendo esse post para aprender sobre outros alimentos que ajudam na queima de gordura, te convido a conhecer o Guia do Emagrecimento Definitivo (GED) e ver um VÍDEO onde eu falo sobre 3 Dicas Simples para Emagrecer de uma vez por todas e que me fizeram perder 20kg. É só CLICAR AQUI para ver esse vídeo incrível e cheio de informações valiosas que preparamos para quem acompanha os posts do Engenharia Fitness.

4 – Alimentos ricos em Zinco, Ferro e Selênio (carne vermelha, frutos do mar, legumes, nozes e sementes)

Esses minerais executam papéis importantes no organismo, e têm algo em comum: são responsáveis por garantir o correto funcionamento da glândula tireoide, que por sua vez atua regulando o nosso metabolismo (4).

Estudos mostram que dietas pobres nesses minerais reduzem a habilidade da tireoide produzir quantidades adequadas de alguns hormônios, o que leva a uma diminuição do metabolismo (5).

Carne vermelha, frutos do mar, legumes, nozes e sementes são alguns dos alimentos ricos nesses minerais super importantes.

5 – Café

Estudos apontam que a cafeína presente no café é responsável por aumentar o metabolismo em até 11% (6).

O café é ainda responsável por aumentar a oxidação de gordura (7) e por melhorar a performance nos treinos (8).

Café é uma delícia em qualquer situação. Mas atenção, se você adoçar o café com açúcar vai acabar transformando a bebida em algo que pode atrapalhar o emagrecimento. A dica aqui é usar adoçante (de preferência a base de stevia) ou então colocar uma colherinha de chá de manteiga ou óleo de coco (eu amo café com óleo de coco).

6 – Chás

Alguns tipos de chás (como o Oolong e o Chá Verde) também aumentam o metabolismo e a oxidação de gordura.

Esses chás, além de possuir concentrações de cafeína, ainda tem uma substância chamada Catequina, que em conjunto com a cafeína, potencializa esse efeito positivo no nosso metabolismo (9).

7 – Água gelada

Um estudo (10) mostrou que o aumento do consumo de água está associado à perda de peso independente da dieta e do nível de atividade física.

O consumo de 500ml de água gelada pode ainda elevar o metabolismo em até 25% por cerca de 1 hora, como indica outro estudo (11). Um dos motivos desse fato ocorrer é que seu corpo precisa gastar energia para aumentar a temperatura da água gelada depois que ela entra no seu organismo.

Todo mundo sabe que água é extremamente importante para regular diversas funções do nosso organismo e a recomendação geral é que a gente beba pelo menos 2 litros por dia.

Além de todos os benefícios, tomar 500ml de água cerca de meia hora antes das refeições pode ainda nos ajudar a se sentir mais satisfeitos e consequentemente comer menos durante as refeições.

8 – Óleo de Coco

O óleo de coco é rico em triglicerídeos de cadeia média, que ao serem absorvidos vão direto para o fígado e são transformados em energia, ficando menos sujeitos a aumentarem os estoques de gordura.

Estudos (12) indicam que esse tipo de triglicerídeo abundante no óleo de coco aumenta o metabolismo mais do que triglicerídeos de cadeia longa e que o consumo de 30ml de óleo de coco por dia podem ajudar a reduzir a circunferência abdominal em pessoas que sofrem de obesidade (13).

9 – Azeite de Oliva

O azeite de oliva é uma das fontes de gordura mais saudáveis que existem. Ele ajuda a diminuir o triglicerídeo, aumentar o colesterol HDL (que é o tipo que faz bem) e ainda a estimular hormônios que nos dão saciedade.

E o mais incrível: alguns estudos mostram que o azeite pode ainda aumentar o metabolismo e colaborar com a perda de gordura (14).

10 – Iogurte Grego Integral

Esse alimento é uma excelente fonte de proteína, potássio e cálcio. E estudos sugerem que produtos derivados do leite que tem alta quantidade de proteína ajudam a acelerar a queima de gordura, proteger a massa muscular durante a perda de peso e ainda fazer a gente se sentir mais satisfeito (15, 16).

Mas lembre-se de comprar sempre o iogurte integral, tendo em vista que os iogurtes lights ou diets normalmente tem adição de açúcar e ainda perdem importantes substâncias que ajudam no emagrecimento, como o ácido linoleico conjugado (17).

 

VÍDEO: 3 Dicas para Secar em 1 Mês

Se você ainda não teve a oportunidade de ver, te convido a conhecer o GED e assistir um VÍDEO onde eu falo sobre 3 Dicas Simples para Emagrecer de uma vez por todas e que me fizeram perder 20kg. É só CLICAR AQUI para ver esse vídeo incrível e cheio de informações valiosas que preparamos para quem acompanha os posts do Engenharia Fitness.

 

Muito Obrigado! =)

Esperamos de coração que as dicas desse post tenham te ajudado de alguma forma!

E se gostou dessas informações, curta e compartilhe nosso post com quem precisa desse conhecimento! =)

Grande abraço,

Saulo e Victor Faria

 

Referências 

(1) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22634197

(2) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4258944/

(3) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16630552

(4) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4044302/

(5) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12487769

(6) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2912010

(7) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7369170

(8) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23573201

(9) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21366839

(10) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18787524

(11) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21750519

(12) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12634436

(13) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3226242/

(14) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/14756910

(15) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21775530

(16) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26175486

(17) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17490954

 

Comentários