4 Motivos para Começar Hoje uma Alimentação Low Carb (e Entrar Em Forma Rápido!)

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A alimentação Low Carb funciona (e funciona rápido)!

A ciência tem mostrado cada vez mais que um estilo de vida alimentar que restringe o consumo de carboidratos (de maneira inteligente) promove perda de peso de forma rápida, saudável e permanente.

Pelo menos 23 estudos realizados em seres humanos mostraram que alimentar-se dessa forma é muito melhor para a saúde e para o emagrecimento do que dietas com restrição de gorduras, conforme indica um artigo do site Authority Nutrition (1).

Em diversos estudos, uma dieta baixa em carboidratos causou de 2 a 3 vezes mais perda de peso do que a dieta padrão com baixo teor de gordura que somos orientados a seguir pela mídia e por médicos e nutricionistas desinformados (2, 3).

Ainda, uma alimentação Low Carb promove melhora da saúde em diversos aspectos, como a redução dos níveis de triglicerídio e de açúcar no sangue, o aumento do colesterol HDL (o bom colesterol), diminuição da pressão arterial, entre outros benefícios (4).

Esse estilo de alimentação é eficaz para qualquer pessoa e particularmente para quem sofre de síndrome metabólica ou diabetes tipo 2.

No entanto, ainda há muita dúvida sobre o porque da alimentação low carb ser tão positiva em diversos aspectos.

Nesse post vamos então apresentar algumas das explicações relacionadas com a eficácia das dietas com baixo teor de carboidratos para a saúde e para o emagrecimento, e te mostrar porque você deve começar HOJE mesmo a seguir esse estilo alimentar incrível!

1 – A Redução dos Níveis de Insulina

A insulina é um hormônio responsável por regular os níveis de açúcar no sangue e também por armazenar energia.

Uma das suas funções é sinalizar às células do tecido adiposo para estocar mais gordura e não liberar a gordura que elas já carregam.

Outra função desse hormônio é a de sinalizar a outras células do corpo para retirar a glicose da corrente sanguínea e queimá-la para obter energia no lugar da gordura.

Dito isso, podemos afirmar que a insulina estimula a lipogênese (criação e estoque de gordura) e inibe a lipólise (queima de gordura).

Muito especialistas afirmam que um nível mais baixo de insulina é o principal motivo por trás do sucesso das dietas low carb para a perda de peso, pois quando restringimos os carboidratos consequentemente os níveis de insulina no sangue diminuem (5), e a gordura deixa de estar “bloqueada” tornando-se disponível para ser usada como energia.

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2 – O Acúmulo Excessivo de Água é Eliminado

Nas primeiras semanas de uma alimentação low carb, é normal perder peso muito rápido. E o principal motivo disso é a redução do peso de água acumulada no seu organismo.

Dois são os mecanismos que provocam esse fenômeno:

1 – Quando os níveis de insulina diminuem, os rins começam a eliminar o excesso de sódio do corpo, eliminando junto o excesso de água e inclusive diminuindo a pressão arterial (6).

2 – O glicogênio armazenado no corpo a partir do consumo de carboidratos se liga à moléculas de água ao serem estocados nos músculos e no fígado. Quando a ingestão de carboidratos diminui, consequentemente os níveis de glicogênio e de água estocada também diminuem.

Pra quem quer emagrecer, a redução de peso pela eliminação de água em excesso é considerada uma vantagem, sobretudo porque elimina-se o inchaço causado pela água acumulada.

3 – Dietas Low Carb São Ricas em Proteína

Naturalmente, quem segue esse tipo de alimentação acaba comendo mais proteína do que comia anteriormente.

Isso acontece porque reduz-se o consumo de alimentos que têm pouca ou nenhuma proteína, como grãos e açúcar, e aumenta-se o consumo de alimentos ricos nesse macronutriente, como carnes, peixes e ovos.

E as vantagens de se elevar o consumo de proteína na alimentação são inúmeras. Esse macronutriente é responsável por reduzir o apetite, aumentar o metabolismo e ajudar a manter a massa muscular mesmo em dietas com restrição calórica.

A vantagem metabólica do consumo mais alto de proteína é um dos fatores mais vantajosos da alimentação low carb. Isso porque o efeito térmico dos alimentos é maior em alimentos ricos em proteína, fazendo com que seja possível queimar mais calorias a partir da digestão desses tipos de alimento.

4 – O Seu Apetite Diminui, Levando a Uma Menor Ingestão Calórica

Uma das principais consequências das dietas com baixo teor de carboidratos é o efeito sobre o apetite.

Diversos estudos comprovam que quando se segue uma alimentação low carb o apetite diminui e o consumo de calorias é reduzido automaticamente (7, 8).

Existem muitas explicações possíveis para esse efeito na redução do apetite.

Uma delas é o aumento da ingestão de proteínas, sobre o qual já falamos. Lembre-se: alimentos ricos em proteína conferem maior saciedade!

Um outro motivo para a redução do apetite é o fato de que a alimentação low carb tem efeitos benéficos sobre hormônios reguladores do apetite como a leptina e a grelina (9).


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Referências

  1. https://authoritynutrition.com/23-studies-on-low-carb-and-low-fat-diets/
  2. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1464-5491.2007.02290.x/full
  3. http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa022637
  4. http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1467-789X.2012.01021.x/abstract
  5. http://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0165378
  6. http://ajprenal.physiology.org/content/293/4/F974
  7. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17228046
  8. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16385748
  9. http://www.nature.com/ejcn/journal/v67/n7/full/ejcn201390a.html

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