Jejum Intermitente funciona mesmo? É possível Emagrecer de Forma Saudável com Essa Técnica?

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Muito se fala ultimamente sobre Jejum Intermitente.

A prática do jejum e suas implicações para a saúde são conhecidas há milhares de anos. Algumas religiões até consideram o jejum como uma prática sagrada!

Os benefícios da prática do Jejum Intermitente

A lista é bem grande. Entre os inúmeros benefícios podemos citar:

  • Normalização dos níveis dos hormônios leptina e insulina (dois hormônios diretamente relacionados com o emagrecimento);
  • Normalização dos níveis de grelina (o hormônio da fome);
  • Diminuição dos níveis de triglicerídios;
  • Redução dos danos por radicais livres;
  • Melhora no funcionamento da memória, do aprendizado e do cérebro como um todo;
  • Aumento astronômico de HgH (A única coisa que gera um aumento parecido é a prática do HIIT (High Intensity Interval Training).

Mas como funciona o Jejum Intermitente?

Estudos demonstram que os benefícios do Jejum Intermitente estão presentes mesmo numa janela de 16 horas de jejum. Portanto, a ideia é adaptar a nossa alimentação para atingir uma janela de alimentação de 8 horas (as outras 16 horas do dia seriam de jejum).

Vamos explicar em detalhes a seguir…

Um dia tem 24 horas, certo?

Considerando uma noite de sono de 8 horas, nas quais não comemos, 50% dessa janela de 16 horas de jejum já está garantida. Os outros 50% nós vamos conseguir nos mantendo 8 horas em jejum depois que acordamos.

Por exemplo, se você dorme de 22h até as 6h da manhã seguinte e limitar sua janela de alimentação a 8 horas por dia, caso comece a comer as 6 da manhã, poderá comer até as 14h da tarde. Isso dá um total de 8 horas comendo e 16 horas sem comer, o que já trás todos os benefícios do Jejum Intermitente.

Eu particularmente, quando faço Jejum Intermitente, limito minha janela de alimentação de 12h (meio dia) até as 20h.

Nessas 8 horas o ideal é que você consuma a quantidade necessária de energia e alimentos pra se manter bem nutrido, bem alimentado e saudável. Você pode começar a comer a hora que quiser, desde que respeite a janela de 8 horas.

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Como um iniciante pode começar?

Você pode começar com uma janela de jejum menor, de apenas 12 horas por exemplo. Assim, você dorme 8 horas e se programa pra ficar 2 horas sem comer antes de dormir e 2 horas depois que acordar. Você já terá benefícios sobretudo para o emagrecimento, pois seu corpo vai começar a mobilizar mais gordura como fonte de energia.

A medida que você for se sentindo confortável, você pode aumentar essa janela até se aproximar das 16 horas. Outra dica é se programar pra começar o dia com um café da manhã super reforçado, se alimentar BEM durante o dia e ficar 4 horas sem comer antes de dormir. Dessa forma você cumpre as 12 horas de jejum.

Assim você pode se alimentar bem durante a janela de 8 horas e passar essas 4 horas sem nenhuma fome.

Caso você pratique a técnica do jejum intermitente corretamente ela lhe trará, além de todos os benefícios lá de cima, um perfeito condicionamento fisiológico para o consumo dos seus estoques de gordura além de ajudar a regular a fome excessiva, o desejo por doces, etc.

A Maneira de se Alimentar Influencia nos Resultados?

Claro que sim!

Durante o período de jejum intermitente é super importante se manter bem alimentado e nutrido. Assim você não sentirá fome, fraqueza ou nenhum mal estar. Todos esses são sinais de que algo na sua alimentação ou no seu organismo vai MAL. Caso sinta algo assim, suspenda a prática imediatamente.

Para que os resultados sejam os melhores possíveis, é imprescindível que seu corpo já esteja razoavelmente condicionado a queimar gordura como fonte de energia. Não adianta nada você tentar o Jejum Intermitente comendo uma grande quantidade de alimentos ruins, como comida processada, fast-food, etc.

O ideal é o consumo de gorduras boas, proteínas e carboidratos de qualidade.

Mas Eu Preciso Fazer Jejum Intermitente Para Emagrecer?

Claro que não! Essa é apenas mais uma das ferramentas que você pode usar quando seu objetivo for perder alguns quilos na balança.

Muitas pessoas se adaptam perfeitamente ao Jejum Intermitente e tem grandes resultados, outras nem tanto. Você precisa seguir aquilo que funciona para o seu corpo.

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Vamos finalizar esse post por aqui.

Esperamos de coração que você tenha gostado do conteúdo e aprendido mais uma técnica para o seu arsenal contra os quilinhos a mais. Continue com a gente para receber muitas outras dicas valiosas sobre o mundo do emagrecimento!

Grande abraço,

Equipe Engenharia Fitness

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Referências

The effects of intermittent or continuous energy restriction on weight loss and metabolic disease risk markers: a randomized trial in young overweight women (Acessado em 27/07/2016)

Study finds routine periodic fasting is good for your health, and your heart (Acessado em 27/07/2016)

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