Peso ou Cardio? O que é Melhor?

701

Pesos ou Cardio? O que é melhor? Mais uma pergunta que recebemos bastante, e é uma questão de grande debate no mundo fitness.

Uma coisa MUITO comum que vemos: as meninas, especialmente, se matam no cardio (corrida, etc) tentando perder peso, e geralmente elas ficam com medo de pegar peso, ou fazer exercícios de força (flexão, barra…) com medo de ficarem muito “grandes”.

No entanto, na minha opinião, há uma diferença grande entre perda de peso e perda de gordura, e se você me perguntar, você deveria focar na perda de gordura.

A balança por si só pode te enganar. Por exemplo: uma pessoa que pesa mais do que outra pode ser mais “magra”, mais tonificada e muito mais saudável do que alguém que pesa menos. É por isso que é importante medir o sucesso através da perda de gordura e não do numerinho na balança.

Eu e o Victor, depois que emagrecemos o suficiente, nós paramos de emagrecer, e começamos a ganhar um pouco de peso até, por que nosso objetivo era ganhar massa muscular.

Então agora você deve estar se perguntando o que você deveria fazer queimar mais gordura com QUALIDADE? Bem, na minha opinião e experiência pessoal, o melhor método de perda de gordura que encontrei é fazer treino de força e HIIT (High Intensity Interval Training). Se você faz longas horas de cardio sem treino de força, e ainda quer tonificar, você está errado.

Vamos analisar cada tipo agora:

Cardio

Cardio sempre foi considerado a única forma de queimar mais calorias. “Você precisa caminhar, correr”, sei lá… é o que falam.

Eu não tenho nada contra cardio, e fazer alguma coisa é sempre melhor do que não fazer nada. Cardio ainda tem seu lugar em uma rotina de saúde e fitness. Ele melhora a capacidade cardiovascular, aumenta a freqüência cardíaca, aumenta sua energia e ajuda com seu humor.

No entanto, se você quiser obter os melhores resultados possíveis e ficar magra e tonificada, então cardio sozinho não é a melhor opção. Isso porque, para queimar mais gordura, você precisa de massa magra, o que significa que você precisa incorporar treino de força em sua rotina de exercícios.

Pesos / Treino de Força

Recado especial para mulheres: fazer treino de força não vai te transformar num homem. Ele vai moldar e tonificar seu corpo e, confie em mim, você ainda vai ser mulher!

Ter um corpo tonificado significa ter mais massa magra e menos gordura corporal. E a única maneira de obter músculo é com treino de força.

Agora, enquanto o cardio pode queimar mais calorias no instante do exercício, o treinamento de resistência / peso manterá seu corpo queimando calorias por mais tempo depois de ter terminado o treino.

Mais músculos queimam muito mais calorias do que gordura, então, quanto mais músculo você tiver mais calorias que você queimará, transformando seu corpo em uma máquina de queimar gordura! É por isso que é importante incorporar treino de força no seu programa de exercícios.

HIIT

Ok, não podemos entrar nesse debate sem tocar no HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade), que também é recomendado junto com treino de força.

Com o HIIT, você cria alterações metabólicas em seu corpo que o farão queimar gordura de forma mais eficiente.

HIIT aumenta o seu metabolismo natural para que você continue queimando gordura por horas após o treino, e permite que seus hormônios funcionem a seu favor e não contra você. Isso é conhecido como “EPOC” (consumo de oxigênio extra pós-exercício) e é frequentemente chamado de “efeito pós-queima”.

Estudos clínicos descobriram que o HIIT – exercitar-se por intervalos curtos, com descansos entre os exercícios – ajuda a produzir esse efeito e, por sua vez, ajuda a perder gordura corporal mais rapidamente.

Então, essa é nossa opinião de forma geral. Eu definitivamente não sou anti-cardio. Cardio é ótimo para começar, especialmente se você é muito sedentário e quer perder peso. No entanto, o cardio por si não vai te dar o corpo tonificado que a maioria das pessoas quer. Então, se a perda de gordura e tonificação for seu objetivo, comece a incorporar treino de força e HIIT em sua rotina, ou confira a dica que dou a seguir.


[Para Mulheres] Quer Definir e Ganhar Massa Magra?

Nós do Engenharia Fitness testamos e gostamos muito da metodologia do "Método Bumbum na Nuca". É um método muito eficiente para tonificar e ganhar massa muscular, com foco nos glúteos e pernas, mas que serve para o corpo todo. Os criadores do método dão um desconto especial para leitores do nosso blog, não deixe de conferir clicando aqui.
E aí, gostou dessa dica? Fala pra gente nos comentários! E compartilhe com seus amigos! Vamos levar informação de qualidade pro Brasil!

Comentários